A ansiedade pode ser reconhecida em pensamentos diários e não somente quanto estiver com os mais altos sintomas de uma crise.Monitore seus episódios de ansiedade, mesmo que não se sinta em crise.
Essa tabela de Clarck e Beck (2012) pode te ajudar a monitorar a ansiedade, escreva em um editor de texto no celular mesmo, para facilitar!
Depois discuta essa tabela com seu psicólogo! ou elabore estratégias para desenvolver um enfrentamento mais funcional com pensamentos alternativos a aqueles que levam ao medo e à esquiva das situações ansiogênicas.
E para as crises de ansiedade, pode fazer de forma silenciosa a respiração diafragmática como: inspirar em 4 segundos enchendo a barriga e não o peito. segurar a respiração por 4 segundos e soltar a respiração, bem lentamente, por 8 segundos; se não conseguir segurar por tanto tempo, pode soltar em menos tempo.
Essa forma de respirar vai tranquilizar, acalmar os sintomas de ansiedade e trazer mais conforto para o dia-a-dia, melhorando as crises de ansiedade.
Se as crises estiverem muito fortes, procure um psicólogo ou um psiquiatra que poderá te ajudar!
Essa técnica de respiração é muito eficaz e funciona mesmo. Vale a pena tentar!!!
Monitore os sintomas de ansiedade e entenda quais situações são mais difíceis para você.
Bom trabalho!
Continue se esforçando para vencer a ansiedade e não deixar que ela domine você!