Avaliação Neuropsicológica

A Neuropsicologia utiliza técnicas para quantificar medidas de comportamento e diversas funções cognitivas como: inteligência, atenção, memória, linguagem, planejamento, percepção visual e também habilidades escolares como leitura, escrita, matemática, dentre outras funções cognitivas.

Em sua base, a neuropsicologia considera a interação entre contexto social, atividade mental e o desenvolvimento do cérebro, ou seja, os resultados são interpretados a partir do desempenho das funções cognitivas, executivas e do comportamento, com base no conhecimento acerca do funcionamento do sistema nervoso central.

A avaliação neuropsicológica é uma abordagem clínica que utiliza a aplicação de testes, escalas e questionários, cientificamente aprovados, sendo aplicados por um profissional especializado em neuropsicologia. De maneira prática, a neuropsicologia é importante como um exame complementar, com utilidade clínica na caracterização de forças e fraquezas de um paciente (perfil neuropsicológico) e também o diagnóstico ajuda a realizar o planejamento do tratamento.

No planejamento do tratamento a avaliação neuropsicológica busca oferecer orientações para reabilitação, para o planejamento educacional, bem como oferecer orientações para cuidadores e familiares de pacientes. Além disso, baseada em evidências científicas, busca desenvolver e elaborar documentos legais e laudos neuropsicológicos.

Neurospicologia do pré-escolar: Abarca a idade de crianças entre 2 anos a 6 anos de idade. Avalia funções de inteligência e habilidades pré-escolares como habilidades percepto motoras e linguagem, pensamento quantitativo, memória e atenção.

Neuropsicologia Infantil e do adolescente: Crianças e adolescentes de 6 anos aos 17 anos. A Neuropsicologia da criança e do adolescente visa identificar questões cognitivas associadas com dificuldades escolares, quando estas dificuldades não se explicam por questões sociais, mas sim de processamento cognitivo como aqueles relacionados com a atenção, a leitura, a escrita, e a matemática. Para isso estudamos os transtornos de aprendizagem e do neurodesenvolvimento como dislexia, discalculia, TDAH, transtorno de aprendizagem não-verbal e outros. Para a avaliação buscamos fontes de informações complementares na família e na escola e orientamos a escola, cuidadores e familiares.

Neuropsicologia adulto: Adultos a partir de 18 anos. A avaliação neuropsicológica no adulto é realizada por especialistas em 3 etapas:1) Anamnese (paciente e familiares); 2) Testagem e Avaliação (realizado em várias sessões com duração média de 50 minutos cada); 3) Devolutiva (entrega do laudo com interpretação detalhada). Busca compreender quadros clínicos em geral, dificuldades cognitivas, comprometimentos cognitivos adquiridos, comprometimentos advindo de perfis psiquiátricos.